A medicina do Futuro já é aplicada no presente com segurança e embasamento científico, melhorando a qualidade de vida e bem-estar das pessoas utilizando-se da Biotecnologia.
Os testes de nível celular são realizados com metodologias in vitro, com o direcionamento para os processos metabólicos de sinalização celular e obtenção de energia, assim permitindo a detecção precoce e específica de diversas alterações fisiológicas ainda em fase inicial e assintomática.
Inflamograma Sistêmico:
Análise da inflamação crônica subclínica através da quantificação dos biomarcadores:
- Fator de Necrose Tumoral TNF (citocina pró-inflamatória, marcador cardiometabólico – vascular);
- Interleucina 6 (citocina pró-inflamatória, marcador cardiometabólico sistêmico);
- Interleucina 10 (citocina anti-inflamatória);
- Lipoproteína A (marcador indireto de LDL oxidada e risco trombótico);
- Óxido Nítrico (marcador de disfunção endotelial);
- Fosfolipase A 2 (marcador de instabilidade da placa aterosclerótica).
Exame indicado para pessoas com patologias cardiovasculares, metabólicas, reumáticas, autoimunes e câncer. Além disso, é o teste inicial para avaliar o nível de inflamação crônica subclínica, responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças
Inflamograma Intestinal:
Análise do risco de desenvolvimento de inflamação intestinal e disbiose através da quantificação dos biomarcadores:
- IL-23 (citocina pró-inflamatória, marcador precoce e específico de inflamação intestinal);
- IL-10 (citocina anti-inflamatória);
- IL-4 (citocina anti-inflamatória, marcador de disbiose).
Exame indicado para pessoas com disbiose, patologias intestinais ou doenças que afetam o metabolismo.
Estresse Oxidativo Mitocondrial:
Avaliação do grau de oxidação das mitocôndrias, que pode gerar uma disfunção mitocondrial que afeta a produção de ATP e aumenta a liberação de radicais livres.
O resultado é demonstrado através dos padrões de oxidação classificados em leve, moderado e severo. Além disso, é feito um protocolo adicional com antioxidantes, a fim de oferecer um direcionamento na conduta clínica.
É o exame inicial para avaliar o estresse oxidativo, portanto, é indicado para qualquer pessoa que queria saber sobre como estão os níveis de estresse oxidativo e a saúde das suas mitocôndrias.
Estresse Oxidativo Sistêmico:
Avaliação do balanço entre os mecanismos pró e antioxidantes do organismo para verificar se eles estão em equilíbrio ou tendendo para o estresse oxidativo.
Os resultados são demonstrados através dos perfis de estresse oxidativo e desejável. Assim como no teste mitocondrial, é feito um protocolo adicional com antioxidantes, a fim de oferecer um direcionamento na conduta clínica.
Esse exame complementa o Estresse Oxidativo Mitocondrial, pois podemos averiguar se os radicais livres produzidos na mitocôndria já estão agindo a nível sistêmico no organismo ou se esse estresse está sendo gerado de forma independente da mitocôndria.
Relação Óxido Nítrico/Peroxinitrito:
O óxido nítrico (NO) é importante para diversas funções no organismo, sobretudo na função endotelial. Porém, em um ambiente oxidante é convertido em peroxinitrito (ONOO-), uma molécula altamente reativa e danosa às células.
Esse analisa a relação da concentração dessas duas moléculas. Assim, uma análise da relação NO/ONOO − pode orientar o quanto da molécula de NO está sendo direcionada para o seu efeito benéfico ao organismo ou o quanto a sua elevação pode estar sendo direcionada para a formação do ONOO − devido ao aumento do estresse oxidativo celular.
MetabiOx:
O metabolismo de cada indivíduo trabalha de forma única, sendo mais lento ou mais ágil dependendo do nível mínimo de energia que o organismo precisa para funcionar e desempenhar suas funções vitais.
Esse exame avalia a necessidade celular de micro e macronutrientes através da análise do padrão oxidativo das células. São eles:
- Proteínas
- Vitaminas A, C e E,
- Cobre
- Zinco
- Magnésio
Os resultados são demonstrados através da dosagem fisiológica e a partir de uma suplementação. Essas análises permitem detectar o estado metabólico celular (carência ou excesso) desses nutrientes.
Exame indicado para pessoas que querem verificar se necessitam ou não de suplementação, ou se o uso de suplementos está de acordo com a necessidade celular. Indicado também para pessoas com distúrbios metabólicos e nutricionais.
Complementa os testes de Estresse Oxidativo, pois é possível avaliar qual o nutriente pode estar causando o estresse oxidativo ao organismo.
AgebiOx:
Avaliação da idade biológica celular através da análise do padrão oxidativo de granulócitos (defesa inespecífica do organismo).
O padrão de estresse oxidativo é demonstrado por faixas-etárias agrupadas a cada 10 anos.
Exame indicado para o público em geral que tenha interesse em saber sua idade biológica. Além disso, juntamente com o Teste de Estresse Oxidativo Mitocondrial e MetabiOX, a intervenção clínica pode ser mais eficaz a ponto de diminuir o estresse oxidativo celular e, portanto, diminuir a idade biológica.
InflamOx:
Esse exame permite a análise simplificada do potencial redox e inflamatório do organismo.
Avalia a relação da concentração das moléculas NO/ONOO, bem como a análise de estresse oxidativo sistêmico. Também analisa a conexão entre esse estresse oxidativo e a inflamação, por meio do balanço metabólico das citocinas IL-6 (pró-inflamatória) e IL-10 (anti inflamatória).
Exame importante para monitorar o estado de estresse oxidativo e inflamatório. Facilita o monitoramento de pacientes pós-COVID detectando se os parâmetros oxidativos e inflamatórios estão reduzindo.