A Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por repetidos episódios de obstrução das vias aéreas superiores e está associado com redução da ventilação durante o sono e hipoxemia crônica. A SAOS leva a fadiga e sono excessivo durante o dia pode acarretar em graves acidentes automotivos ou de trabalho. Pacientes obesos com mais de 60 anos são mais propensos ao desenvolvimento da SAOS que está intimamente relacionada com o aumento da morbidade e mortalidade de doenças cardiovasculares e seqüelas neurocognitivas, no entanto, a SAOS pode acometer indivíduos jovens com menos de 40 anos.
Na abordagem desses grupo, torna-se fundamental a modificação dos hábitos de vida dos indivíduos portadores da SAOS com o objetivo de se promover a perda de peso. Dessa forma, a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos podem consideravelmente reduzir a prevalência dessa doença.
De fato, o estudo de Araghi et al. mostrou que os indivíduos que seguiram um programa de dieta e exercícios aeróbicos regulares diminuíram os episódios de SAOS em cerca de 6 a 12 eventos por hora de sono. A abordagem da SAOS torna-se muito importante tendo em vista o aumento da prevalência da obesidade, do sedentarismo no mundo e de evidencias cientificas que mostram uma intima relação da SAOS e as doenças cardiovasculares.
Sendo assim, na abordagem desses pacientes torna-se mandatório uma orientação nutricional com uma nutricionista, avaliação e a prescrição adequada de exercícios físicos por um médico do esporte ou cardiologista e o treinamento respiratório com um fisioterapeuta.
Bibliografia: Effects of Exercise and Weight Loss in Older Adults with Obstructive Sleep Apnea – Dobrosielski et al. Med Sci Sports Exerc. Jan 2015, Vol47(1)20-26
Por: Guilherme Renke