Historicamente, a cana-de-açúcar e seu derivado, o açúcar, tem sido produtos de grande valor na economia brasileira. Já nos EUA, prevalece a produção de milho. Lembraram dos Corn Belts (regiões dos Estados Unidos especializadas no cultivo de milho)? É claro que para escoar toda essa produção e gerar lucro é necessário que haja consumidores. Então aqui a explicação para a liderança desses produtos nos respectivos países:
Brasil: 1º lugar no ranking de consumidores de açúcar
EUA: 1º lugar no ranking de consumidores de xarope de milho
A economia e a alimentação estão interligadas pelo mercado interno/externo/lucro e não possuem vínculos com a saúde pública. Isso é preciso ficar bem claro para que ninguém confunda uma coisa com a outra!
Você sabia?
- O açúcar refinado e glicose de milho são os principais culpados no padrão da dieta ocidental, mas os adoçantes naturais também podem elevar o açúcar no sangue. Ou seja, também é preciso cuidado e muita moderação. No organismo, o açúcar desencadeia um processo inflamatório pela formação de AGEs (produtos finais da glicação avançada), que têm sido implicadas em artrite, diabetes, doenças do coração, envelhecimento precoce, câncer…
É preciso muito cuidado com os venenos que estão à mesa! Nossa alimentação tem se tornado cada vez mais doce na medida em que cresce a produção desses alimentos também!
Reflita…