BLOG

Alimentação ideal para o ENEM

Para aguentar dois dias seguidos de prova e manter a concentração durante algumas horas, o candidato precisa estar preparado. E após um ano inteiro de estudos, nenhum deles deseja pôr tudo a perder.

Para isso, é preciso estar atento a diversos fatores, como horário da prova e regras do exame. Outro fator que merece uma atenção especial é a alimentação.

A nossa nutri Luna Azevedo deu algumas dicas para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), confira:

O que evitar?

Açúcares e chocolates dão a impressão que favorecem a atividade cerebral, mas isso é um erro. O candidato precisa de carboidrato, mas dos carboidratos certos.

Os chocolates ao leite, por exemplo, são ricos em açúcar e gorduras ruins, o que faz diminuir a concentração ao longo da prova.

O excesso de açúcar pode causar a perda do foco e deixar o candidato fadigado e sem raciocínio.

Evite carnes vermelhas, frituras e nada de exagerar nos estimulantes e energéticos para passar noites estudando, uma boa noite de sono também é importante para o seu desempenho.

Na semana anterior à prova:

Café da Manhã:
Abuse das frutas ricas em vitaminas e minerais como morango, mamão e abacaxi, e também frutas ricas em serotonina, que produzem a sensação de bem-estar como a banana.
Vitaminas são bem-vindas também, que tal uma vitamina de abacate, aveia e banana?
Outros itens que são indispensáveis nessa época são: aveia, canela, ovos (gema de ovos – para quem gosta), castanha do pará (2 unidades), azeite, óleo de coco, óleo de peixe ou óleo de linhaça, amêndoas, germe de trigo e nozes.
 

Almoço:
Para quem come carne, prefira peixes ou frango. Para quem não come, capriche nos vegetais verde escuros, ervilhas secas, feijões secos e alimentos que possuam lecitina, zinco, selênio, fósforo, ferro, vitamina E.
E não se esqueça do ômega 3. Óleo de peixe pu óleo de linhaça  são uma boa pedida, podendo ser ingeridos em sua forma normal ou em cápsulas.  
E que tal uma sobremesa? Nessa hora, opte por frutas ou um copo pequeno de suco de limão para ter mais vitamina C e absorver ainda melhor o ferro. 
 

Lanche da Tarde:
Lanches leves. Opte por sanduíches de algas ao invés de trigo. E pode rechear conforme preferência: atum, pasta ovo, salpicão ou fontes veganas como tahine, abacate, cogumelos e homus.
Outra opção é o húmus, grão de bico, guacamole e quinoa.

Jantar:
A carne vermelha tem digestão lenta, podendo dar sono. Então para quem consome, prefira peixe ou frango, omelete e legumes.
Para quem quer outras opções sem carne, use as sopas de legumes, feijão, sopa de ervilha e creme de abóbora, por exemplo.

No dia da prova:

Café da Manhã/ Almoço:
Faça uma refeição bastante reforçada. Abuse de gorduras boas, azeite, óleo de coco.
Selênio –3 castanhas do pára para turbinar a atividade cerebral
Cafeína – café, chá preto, chá verde, mate, pó de guaraná.
Outra opção é tomar o café com óleo de coco ou o pó de guaraná com água e frutas, como morango. Além de turbinar a atividade cerebral é uma bebida deliciosa!
 
Na hora da prova:
Abuse das frutas, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora e cafeína. Se preferir, prepare um lanche magro de algas com guacamole, por exemplo.  

 
 
Boa sorte!