As opções de restaurantes para os vegetarianos e veganos têm crescido no Rio de Janeiro. E essa é uma ótima notícia! Ficamos muito satisfeitos, porque ganhamos espaço e muitos sabores. Para facilitar a busca dos nossos pacientes, listamos aqui 19 restaurantes localizados em diferentes bairros do Rio. Confira:
Bardana: no Centro, o Bardana é referência de cozinha 100% vegana. O restaurante funciona no sistema de quilo e serve cada dia um cardápio diferente com salada completa, pratos quentes, como o baião de dois vegetariano e thoran de vagem ao curry, além de sobremesas e uma variedade de sucos naturais.
Bio Carioca: localizado em Copacabana, o restaurante oferece pratos balanceados, criativos e temperados com a consciência do cuidado com o corpo, a mente e a natureza. Serve pratos executivos no almoço na opção vegana e sem glúten e feijoada aos sábados.
Cheio de Vida: no Centro, próximo ao Theatro Municipal, o restaurante serve comida a quilo, com cardápio natural e integral (mas vende peixe e frango também). As porções são pequenas o que facilita na hora de provar novidades. Vende também comidas congeladas. Não tem fritura nem refrigerante.
Dona Vegana: Comida vegana com opções sem glúten. Tudo com sabor e sem dor. Essa é a proposta da Dona Vegana, que serve café da manhã, almoço, salgados, doces, tortas, sanduíches e sucos. Rolam ainda cursos de culinária vegetariana.
Gouranga Veggie: na Lapa, o Gouranga Veggie é dono de uma culinária vegetariana e vegana com um toque exótico da cozinha indiana. Serve diariamente duas opções de prato, sobremesa, entrada e suco. Apesar dos temperos indianos, a lasanha é uma das especialidades da casa.
Govinda: no Centro, próximo ao metrô da Carioca, o restaurante de comida indiana e vegetariana oferece diariamente duas opções de refeições com direito a suco e sobremesa.
Green: localizado no coração do centro histórico do Rio de Janeiro, o restaurante oferece, desde 1981, refeições ovo-lacto-vegetarianas. Dentre as especialidades da casa estão o pãozinho, as torradinhas, a famosa feijoada vegetariana, a lasanha de berinjela e o delicioso bife de beterraba.
Lapamaki: o restaurante localizado na Lapa tem o título de primeiro rodízio japonês vegano e vegetariano da cidade. São 12 opções quentes, temakis, “enroladinhos” e frituras como o hotroll e o japalito de cogumelos, mas também é possível pedir peixes a parte.
Metamorfoses: localizado no Centro, o restaurante com cardápio vegetariano tem esquema “prato feito”. O bobó de shitake e o crepe de palmito orgânico são pratos famosos do Metamorfoses. Além do restaurante, há uma vendinha com produtos naturais e macrobióticos. Tem produção própria de tofu e tempeh artesanais e orgânicos, ampla variedade de pães, tortas e biscoitos além de doces e salgados integrais.
Org Bistrô: localizado na Barra da Tijuca, o restaurante oferece refeições 100% orgânicas em um ambiente aconchegante. Com ótima apresentação dos pratos, coloridos e criativos, o restaurante é u verdadeiro luxo para quem gosta de comidas saudáveis.
Prana: o restaurante localizado no Cosme Velho oferece versões de comidas tradicionais sem nenhum tipo de carne. Feijoada e quibe são algumas dessas opções. O Prana também oferece saladas e sucos variados. Há pratos de comida ou lanches.
Radhe Shyam – Refeitório Vegan e Lacto Vegetariano: localizado na Tijuca, o restaurante tem gastronomia Hare Krishna a preço bastante justo. A feijoada vegetariana, o strogonoff de soja, a moqueca de tofu, lasanha e o yakisoba são alguns dos pratos principais.
Refeitório Orgânico: em Botafogo, o Refeitório Orgânico serve almoço em sistema de buffet. Tem opções de sopas e todo dia tem um espacial, como a moqueca de banana da terra, com arroz saladão e farofa.
Restaurante Natural Vegecoop: no Centro, o restaurante serve comida deliciosa a quilo. Tem tortas, como a de aveia com recheio de brócolis, kafta vege ao molho, couve-flor gratinada, croquete de queijo, empadão de palmito.
Rio Vegano: o restaurante é uma boa opção 100% vegan em Copacabana. Tem pasteis, prato de verão e sucos diariamente, além do menu do dia, que acompanha de entrada uma salada orgânica ou sopa do dia. Todo sábado tem feijoada vegana.
Tempeh: localizado no Centro, o restaurante oferece comida a quilo e possui cardápio 100% orgânico e vegano, com mais de 40 opções. Tem ainda prato executivo com duas opções à escolha.
Vegana Chácara: localizado em Botafogo, o restaurante oferece comida caseira preparada em panela de ferro. Há muitas opções… Sopas, saladas, sucos, mas o bobó de cogumelos da Vegana Chácara tem seu destaque.
Vegan Vegan: localizado em Botafogo, o restaurante, com produtos exclusivamente orgânicos, tem sempre uma sopa de entrada e o prato principal varia entre feijoada, moqueca, escondidinho, entre outros, e acompanhamentos, como farofas, legumes e arroz integral.
Vegetariano Social Clube: no Leblon, o Vegetariano Social Clube rouba a cena. O restaurante é 100% vegano e oferece buffet no almoço de segunda a sábado, feijoada aos domingos e jantar a la carte. Toda sexta tem especial comida de boteco, com bolinhos de arroz, palmito e feijão, além de caldinho e tofu frito.
Fonte: Catraca Livre