BLOG

Uso de conservantes em alimentos industrializados pode causar doenças

A função dos conservantes é prevenir ou inibir o crescimento de micróbios e evitar alterações químicas indesejáveis, garantindo uma longa duração destes produtos que podem ficar estocados ou armazenados por meses e até anos.

Contudo os conservantes não são mocinhos, eles se tornam vilões da nossa saúde quando pensamos em algumas questões. 

 

Algumas substâncias encontradas nos conservantes são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer. Massas, pães, molhos, carnes, doces, laticínios e bebidas são os principais produtos que possuem esses ingredientes.

 
Indicamos 7 motivos que você tem para evitar produtos ricos em conservantes. Confira:

1. Os alimentos ricos em conservantes têm o sabor alterado. 

2. O consumo excessivo de produtos com conservantes em geral pode causar câncer no intestino.

3. Possuem uma grande quantidade de sódio, pois o sal também é utilizado como conservante. Essa substância se ingerida de maneira excessiva provoca inchaço,  aumento da pressão arterial e retenção de líquido.

4. O conservante benzoato de sódio (conservante comumente utilizado em refrigerantes) e os corantes alimentares causavam sintomas de transtorno de déficit de atenção nas crianças.

5. Benzoato de sódio (ou ácido benzóico) misturado com ácido ascórbico, ou vitamina C? Perigo!!! Quando essas duas substâncias se unem, forma-se uma pequena quantidade de uma toxina chamada benzeno, que é um conhecido agente cancerígeno.

6. O conservante ácido deidroaceticos, presente em carnes pode causar dificuldades digestivas.

7. O nitrito ou nitrato de sódio, é um conservante que intensifica o sabor e coloração dos alimentos. O problema deste conservante é que é um agente causador de câncer, pois as chamadas nitrosaminas são criadas durante o processo de cozedura ou já no interior do estômago.